respostas

     Informações cabíveis somente na itália
Tradução de perguntas do blog da escritora: http://www.liciatroisi.it/FAQ


"Projetos relacionados a meus livros"


Sairá um filme que trate dos teus livros?

   No momento em efeito há um projeto para a realização de um filme, mas estamos na faze inicial: Ainda não há um diretor nem um escritor. Nós mantemos nossos dedos cruzados de qualquer maneira.


Onde eu posso encontrar um quadrinho?

   Eu costumo pegá-los em bancas de jornais, embora as vezes tenha de esperar a saída deles.


Quando sairá o jogo?

   O projeto está em um bom ponto da realização, em particular, uma demo do jogo foi anexada a primeira edição das "Criaturas do Mundo Emerso". Para maiores informações, contudo, visitar o site do jogo: http://www.cronachedelmondoemerso.it/home


Você vai fazer uma apresentação em...

  Para conhecer todas as minhas viagens te aconselho a ver a pagina inicial do meu site (http://www.liciatroisi.it/), que é um recanto dedicado a minhas viagens, ou pode escrever-se na lista de emails (http://www.liciatroisi.it/iscrizione.php)


"OUTRAS PERGUNTAS SOBRE A TRAMA E SEUS PERSONAGENS"


"I dannati di Malva" é o primeiro livro de uma série?

   Não, é um livro em si mesmo e auto-conclusivo. No momento não há um projeto para continuar, embora deva dizer que Telkar (personagem principal de "Dannati di Malva") me restou um pouco de vontade no coração.


Quando sairá o 4º livro de "A Raggazza Draggo"?

  Suponho mais ou menos que na primavera do próximo ano, no momento estou trabalhando no terceiro livro das "Lendas do Mundo Emerso". \o/
  

• "A Ragazza Draggo" é uma trilogia?

   É uma série criada para ter cinco livros ao todo.


Ouvi falar de um Livro sobre o Tirano. Já saiu? Sairá?

   Trata-se de um livro que escrevi em 2003, depos de terminar de escrever as Crônicas. Conta a história de Aster desde o momento em que vira efetivamente o Tirano. (também pode encontra-lo aqui: http://www.liciatroisi.it/bibliografia/racconti/tiranno/).  O livro ainda não foi publicado, e não sei se será. Sendo uma obra escrita a um bom tempo a traz, não é mais meu estilo, e em todo caso tem alguns problemas de enredo que eu nunca resolvi. Em suma, antes de publicado deve ser consideravelmente revista, e no momento não tenho tempo para faze-lo. Isto não significa, no entanto, que o livro não verá mais a luz da publicação.


Quando sairá o próximo livro das Lendas do Mundo Emerso?

  Presumidamente no outono de 2010, mas ainda não existe uma data certa. Em gênero de agora em diante as coisas devem funcionar assim: Se alternarão os livros da Ragazza Drago e os das Lendas, obviamente até que as séries sejam concluídas.


Sairá mais um equivalente de Le Creature del Mondo Emerso (as criaturas do Mundo Emerso) inspirado nos personagens e lugares das Guerras?

   Sim, há um progeto em criação bem avançado. Para uma antecipação e outra informação te aconselho a visitar esta entrevista: http://www.fantasymagazine.it/interviste/12616/la-parola-alle-immagini-paolo-barbieri/


"ESCREVER E PUBLICAR"


Escrevi um livro. Pode le-lô e dar-me sua opinião?

   Me desculpe, mas infelizmente não tenho tempo para ler inéditos. Fazê-lo é um trabalho longo, visto que se trata de dar um parecer articulado, e me tomaria muito tempo. Ouve uma época em que eu prometi que leria o que me mandavam, mas percebi que nunca manteria a promessa. Então, preferi ser honesta e admitir que é algo que eu não posso fazer. O discurso também se aplica a histórias.


Quero ser um escritor: você me dá alguns conselhos?

   Os conselhos básicos são poucos: Primeiro leia muito. Se não ler, não pode escrever. Se possivel, leia de tudo, sem limitar-se a um gênero que ame muito. Depois leia para pessoas que você confie muito nos conselhos, e que te queirão bem o suficiente para dar-te uma opinião negativa.


Eu escrevi um livro e quero publica-lo como faço?

  O endereço da editora, e sobre tudo do editor, que são enviados através da internet, por exemplo neste site: http://www.danaelibri.it/rifugio/agenda/caseeditrici.asp?Submit=Cerca+di+nuovo , mas não é o único. Não envie mais mano escritos, mas sempre copie o digitado. Enviar tanto em papel quanto em suporte eletrônicos (por exemplo no CD).
   Um outro modo de propor a tua obra é passar através de uma agencia literária. Várias as agências literárias cobram para avaliar manuscritos inéditos, se então acharem interessante  e objeto de publicação, podem propor um contrato e apresentar o livro à uma editora.
    Um outro caminho, gratuito, é fornecido por sites como Lulu (http://www.lulu.com/). Em prática eles publicam qualquer livro em seu site, sem qualquer avaliação prévia, dão publicidade ou tornam disponível a venda. Cópias impressas são necessárias para venda (chama-se editorial ou demanda), e devolvem ao autor um percentual sobre o preço da cópia vendida. É um modo interessante para dar visibilidade ao seu livro e para imprimir alguma cópia, podem ser apresentadas a editoras.


• Escrevi um livro e quero tentar publica-lo. Como faço com os direitos autorais?

   Minha experiência é que não há perigo para enviar o seu romance sem alguma forma, proteger a paternidade. Em todo caso, se não se sentir seguro, aqui há dois caminhos:
   - Enviar a cópia inédita à SIAE. Em pratica, a SIAE mantem em um cofre por um período de cinco anos uma copia autenticada por um notário da sua obra. EM caso de duvidas sobre a paternidade da obra esta cópia autentica.
    - Imprimir o manuscrito e envia-lo a si mesmo. Quando a carta chegar mantenha-a intocada, neste caso o comprovante é o carimbo.


Escrevi um livro, mas é apenas o primeiro de uma saga. Mando este primeiro volume à editora ou espero terminar toda a série para propor a minha obra?

   Como preferir. No geral, a editora não vê problemas em publicar um livro que é o primeiro de uma saga, obviamente se o livro vale. Eu recomendaria que você tente mesmo assim apenas com o primeiro volume, talvez incluindo o resumo de toda a saga, se você já tem em mente o desenvolvimento posterior da história.


Traduzido por: Gabriela RMS (eu)

Um comentário:

 
Mundo Emerso FC © 2011 | Designed by Bingo Cash and modified by 1UP