Entrevista com Paolo Barbieri

paolo
- Bem vindo ao FantazyMagazine Paolo. Pode dizer "quem é" Paolo Barbieri? Onde nasceu, onde vive e o que faz além de desenhar?

Oi a todos e obrigado. Eu sou um ilustrador, e crio desenhos para capas de romances, para editoras italianas e internacionais... Sou especializado em fantasia, mas desenho qualquer tipo de possibilidades temáticas (!)  Nasci e vivo em Mantova. Além de desenhar? Eu desenho!

- Paolo descreva-se em três palavras...

Teimoso, paciente, visionário.

-Quando descobriu a sua paixão pela ilustração? E quais foram os artistas que o influenciaram a iniciar sua carreira?

Minha paixão por desenhar vem de sempre. Desenhava os heróis dos desenhos animados japoneses (Goldrake, Mazinga, Jeeg, Daltanius), e tudos os monstros que via na TV eu copiava. Enchia cadernos de desenhos representando criaturas misteriosas e mundos distantes. Astronaves, robos destruidores, civilizações milenares. E tudo aquilo que minha imaginação sugeria.
Depois com o tempo conheci grandes artistas nacionais e internacionais: Victor Togliani, Karel Thole, Sergio Toppi, Eleuteri Serpieri, Boris Vallejo, Michael Whelan, Rodney Mattwes, Chris Foss, Oscar Chichoni, Brom e muitos outros.

- Qual foi sua primeira ilustração a chegar a honra da impressão? E como aconteceu? Em suma: como virou ilustrador?

Uma capa realizada para uma escritora chamada  Torey Hayden, editada na itália pela TeaDue: Um romance  intitulado "Come in una gabbia" (Como em uma gaiola), se me recordo bem sai nas livrarias em 1996. Depois de ter mostrado meu Portfólio a vários estúdios e editoras, tive esta primeira comissão. O desenho preparatório, as cores do desenho final e depois vários meses em exibição nas livrarias...

- Paolo fale um pouco de seu trabalho e das técnicas que prefere. De onde nascem suas ilustrações? Como você se aproxima de um novo emprego? Quanto tempo dedicas a uma ilustração? E como é, em essência, seu trabalho artistico?

Os diretores de arte, em geral, me enviam um resumo do livro, incluindo as descrições dos personagens principais.
Sobre folha A3  ou  A4 lápis de desenho ideias e formas, faço uma visão mais clara que possa retratar da melhor maneira o que a estória me sugere.
As vezes este trabalho é rápido, enquanto as vezes torna-se mais trabalhoso e difícil.
Importo o desenho com o Scanner pro computador, e dou uma rápida coloração com tons cinzas, para dar uma ideia de contraste.
Quando recebo o ok definitivo, pinto o desenho com Photoshop e Painter. Uma ilustração acabada, em função de dificuldades  pode levar de 2 a 5/6 dias.

le creature
- É ilustrador oficial dos trabalhos de Licia troisi, do Mundo Emerso a Ragazza Drago, como nasceu essa feliz colaboração?

Casualmente.
Já estava trabalhando para Mondadori para o chefe da Urania, quando o diretor de arte me pediu uma refiguração de uma espada de cristal negro. Servia como promoção na feira do livro de Francoforte para a estréia de uma escritora, uma certa Licia Troisi.
Depois de vários meses, quando já tinha quase esquecido da espada negra, me encomendaram para fazer a capa do primeiro livro daquela escritora, "Nihal della Terra del vento" (A garota da terra do vento) .

- Depois do grande sucesso de suas capas, elas entram na imaginação coletiva dos italianos. Muitas editoras confiaram no seu talento, mas como é seu tratamento com os editores e escritores? como encomendam seus trabalhos? e quanto você é livre para experimentar quando trabalha em uma capa?

Essencialmente depende do livro, do diretor de arte e das Editoras. Não existe uma regra fixa.
As vezes falam bem direta e precisamente o que desenhar: Um personagem, um ambiente, dragões e assim vai.
Em outros desenhos tenho uma liberdade maior e posso brincar mais com o que a fantasia me sugere.

- Entre os teus desenhos você tem uma favorita, ou uma que é particularmente chegado? e se sim qual é e por que? E se sim qual é e por que?

Vejamos Asmodeo, A garota da terra do Vento, I drago di ghiaccio, Lullaby, il Poster per Mantova Comics 2009, Alice nel paese delle Vaporità, Crônicas do mundo emerso trilogia completa, criaturas do mundo emerso a capa, L'urlo.
Dizer o  porque estou particularmente próximo a essas imagens não é fácil: o momento da sua criação, o sujeito representado, fatores indescritível ...

- Paolo um sonho seu na caixa como ilustrador é...

Tenho muitos, mas mantenho segredos! (a menos que eles vejam a luz de uma maneira ou de outra)

- Paolo pode contar algo mais sobre seu próximo projeto Guerre del Mondo Emerso - Guerrieri e Creature (do qual temos um desenho em primeira mão só para nós da FantazyMagazine)? Quanto você se empenhou a fazer esse volume? Já notou diferença entre o anterior Creature del Mondo Emerso?
le guerre

Guerras do Mundo Emerso - Guerrieri e Creature (Guerras do Mundo Emerso - Guerreiros e Criaturas) está quase concluído. Como no anterior Creature del Mondo Emerso (Criaturas do Mundo Emerso), este livro ilustrado retrata personagens, lugares, monstros e momentos desta segunda trilogia de Licia Troisi, Guerras do Mundo Emerso.
Presumidamente deve sair no final de 2010.
A realização está mais empenhada, mas quantificar exatamente o tempo é difícil, como eu alternava com capas e outras coisas. Seguramente muitos meses de lápis, pincel, digital e paciência.
Respeito a fala interior da trilogia escrita existe uma maior atenção para os protagonistas e os ambientes, mas eu procurei igualmente expandir em todas as direções, inventando como no primeiro novas criaturas para render mais profundidade às descrições do Mundo Emerso.
Também será um volume ilustrado mais escuro, querendo respeitar o sentido desta trilogia...

- Testo e ilustração. Alguma vez você já tinha pensado em um projeto ambicioso como este? E em caso afirmativo, quais os assuntos que você quer apostar?

Bem, é inútil esconder que eu adoraria! Seria a evolução do meu curso atual e, certamente, implica uma visão da história representada por 360°. Projetos deste tipo são comprometedores, mas também inacreditávelmente eletrizantes.
As ideias estão lá. Mas por enquanto tudo é top secret ... como se costuma dizer nestes casos, fique ligado!
Procure melhorar continuamente, tenha paciencia (não se aprende a desenhar de um dia pro outro), escute os conselhos dos diretores de arte e profissionais, não tenha medo de colocar-se em jogo e tenha conscienciosa de que qualquer nomeação "deprimente" pode fazer crescer experiência e talento.
E obviamente desenhe e desenhe.
Obrigada e até logo!

                                                                                                            


entrevista extraída do site:
http://www.fantasymagazine.it/interviste/12616/la-parola-alle-immagini-paolo-barbieri/.com

4 comentários:

  1. Nossa as capas sao muito lindas.. devo confessar q o que me chamou pra ler os livros da licia foram de cara a capa.
    Estou louca pra v como ele ilustrou esses livros.. principalmente o segundo que tem pouquissimas imagens na internet.. mtttttt legal essa entrevista.. nunca parei pra pensar quem era Paolo Barbieri ^^

    ResponderExcluir
  2. kkk eu tbm fiquei muito interessada por causa das capas... paolo eh mt bom \o/

    ResponderExcluir
  3. Pow Mto Legal!
    Meu sonho Uma dia é Conseguir tem 1% da criatividade desse cara!

    ResponderExcluir
  4. e o meu é 1% do talento dele *-*

    ResponderExcluir

 
Mundo Emerso FC © 2011 | Designed by Bingo Cash and modified by 1UP